Rio de Janeiro – RJ

Contrabaixista, arranjador, produtor fonográfico, compositor e colunista da revista Bass Player Brasil Adriano Giffoni que iniciou a sua carreira aos 15 anos de idade, tocando nos bares da beira-mar de Olinda – PE.

É autor dos livros: Música Brasileira para Contrabaixo (Vitale) e Música Brasileira para Contrabaixo Volume Dois (Lumiar), Slap Com Ritmos Brasileiros – Editora HMP, 10 Estudos Para Contrabaixo com Ritmos Brasileiros (Pontomusica) e lançou em 2012 o livro: “40 Frases Para Improvisação no Contrabaixo “(DPX). Em 2017 lançou os livros: ”15 Duetos Brasileiros para baixo Acústico e Elétrico” e “12 estudos Brasileiros para Baixo Acústico”.

Seu trabalho didático foi adotado em escolas e universidades como a Berklee School of Music, Universidade de Orebro na Suécia, Conservatório de Copenhagem na Dinamarca, além de várias escolas no Brasil. Estudou Contrabaixo com Jaques Von Frasunkiewsk, Tony Botelho , Sandrino Santoro e Zeca Assumpção, e arranjo e harmonia com Ian Guest. Foi professor da Pró-Arte – Rio de Janeiro durante dois anos.

Adriano tem dez CDs lançados no Brasil e no momento está fazendo o lançamento do seu novo CD – “Caminho do Som” com seu quarteto em todo o Brasil. Já gravou e tocou com artistas como Sivuca, Emílio Santiago, Djavan, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Wanda Sá, Tim Maia, Gal Costa, João Bosco, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Elba Ramalho, Andy Timmons entre outros. Com bastante experiência internacional, que inclui shows nos mais importantes festivais do mundo, como o de Montreux e o JVC de New York, Adriano Giffoni se dedica também aos workshops sobre música brasileira, que já foram apresentados em várias escolas e universidades do Brasil e do exterior.

Em 2007 gravou o CD – “Quixadá Acústico”, uma produção independente que foi lançada com sucesso e teve a indicação para o Prêmio Tim de 2008. Esse trabalho mostra as possibilidades do baixo acústico como instrumento solista e acompanhador. Em Novembro de 2008 participou da temporada do cantor e compositor Carlos Lyra no Blue Note de Tókio de 24 a 28. Em 2012 participou da Tour do guitarrista Andy Summers (The Police) e Roberto Menescal e Cris Delanno por seis capitais brasileiras.

Tem participado dos Festivais IBT Bass organizados por Celso Pixinga por todo o Brasil e em Maio de 2013 tocou com seu trio formado por Luizão Paiva – Piano, Luizinho Duarte – Bateria e Adriano Giffoni – Baixo Acústico e elétrico no IBT Bass Festival de Fortaleza e no Barra Jazz Festival no Piauí.

É baixista da Banda do Síndico (Ex Banda Vitória Régia) do cantor Tim Maia com quem Adriano Giffoni tocou por três anos. A banda é do Rio de Janeiro e tem se apresentado com sucesso em todo o Brasil apresentando um show em homenagem a Tim Maia.

Adriano Giffoni se dedica também a aulas de baixo acústico e elétrico no Rio de Janeiroformando novos músicos para o mercado musical. E, como Baixista se dedica a gravações em trabalhos de outros artistas do Brasil e do exterior. Ele usa Baixos Yamaha de 5 e 6 cordas, D’Rossi 4 cordas e Eliezer D’Lara Fretless 5 cordas.  Cordas Elixir, Caixas Pezo Adriano Giffoni Signature, Power Click amplificador de Headphone, Mendes Luthieria – Baixo Vertical – Baixos Acústicos Modelo Sandrino Santoro  e  Correias Basso

CONTRATE O ARTISTA:

Telefones:
(11) 2365-7382
(11) 958.557.127

Email:
[email protected]