OBJETIVO GERAL:

Este projeto tem por objetivo realizar uma etapa do Festival Brasileiro de Música Intimista – FBMI, na cidade de Montenegro – Rio Grande do Sul.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Incentivar a criação e o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões do país;

– Promover um retorno à origem da canção e às raízes do processo criativo; 
– Estimular o empreendedorismo e a economia criativa em Montenegro e demais municípios do Vale dos Caí;
– Fortalecer o turismo cultural;
– Estabelecer parcerias entre os player locais, com os profissionais do mercado da música do centro do país.
– Chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação de nossos recursos hídricos;

MEMORIAL DESCRITIVO:

O Festival Brasileiro de Música Intimista (FBMI) propõe um retorno às raízes da composição e do processo criativo, a partir de shows intimistas, em formato acústico, em duo, trio ou quarteto, recebendo em cada edição, atrações de diferentes gêneros musicais, popular, instrumental, regional e erudito.

O projeto que foi selecionado através do Edital de Ocupação da Fundação de Artes de Montenegro, acontecerá no dia 31 de maio de 2019, a partir das 18h, no Teatro Therezinha Petry Cardona.

A primeira edição do Festival, aconteceu em São Paulo, em 2017 e reuniu nomes como: Supersoul, Aline Machado, João Suplicy, irmão do cantor Supla e Aretha Marcos, filha da cantora Vanuza, com o cantor Antônio Marcos.

A seleção das atrações se dará por curadoria direta e através de uma convocatória para’ cantautores’, duos e trios, no portal da Copacabana Sounds www.copacabanasounds.com.

Poderão escrever- se, para participar do Festival que acontecerá em diferentes cidades, somente artistas, residentes, no Brasil. A divulgação oficial das atrações selecionados para a “Etapa RS”, será dia 01 de maio. 

Obs: 10% da arrecadação será destinada para as ações socioambientais do grupo Remadores de Montenegro.

 

Os critérios de seleção serão originalidade, brasilidade, trajetória do artista, engajamento nas redes sociais e proposta de show, compatível com o formato proposto.

Nos intervalos das apresentações, serão divulgados dados e informações sobre o estado de conservação dos recursos hídricos, na região do vale do Caí e seus afluentes, rios, córregos e lagoas, bem como iniciativas para sua conservação.

MEMÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA:

Em 2019 o FBMI vai homenagear o cantor Tim Maia, ícone da soul music, com show de encerramento, apresentado por Paulo Otávio “Supersoul” & Convidados”, artista de Montenegro, residente em São Paulo. 

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:

O FBMI promoverá um concurso de fotografia, com a temática das águas, que começará com antecedência de trinta dias, à realização do Festival, fazendo uso da imagem, como ferramenta de preservação. Para participar basta fotografar seu rio preferido, córrego, cachoeira ou lagoa e compartilhar, em sua rede social, com as hashtags #FBMI2019 e #NãoJogueLixonoRio.  

CERIMÔNIA DE ABERTURA:

O cerimonial ficará a cargo da colunista e apresentadora Fernanda Isse e do ator Marcos Guarani.

Os apresentadores utilizarão um púlpito e farão intervenções, nos intervalos das apresentações, com menção aos patrocinadores e demais apoiadores, na abertura e no encerramento.

As apresentações deverão acontecer com breves intervalos, nas trocas de palco, com intervenções dos apresentadores, entre as apresentações, neste momento, as imagens selecionadas, no Concurso de Fotografia, serão apresentadas num telão.

A entrada do público começará, ás 18h, com encerramento das atividades, ás 22: 30h. 

DEMOCRATIZAÇÃO:

O FBMI oferece gratuidade em até 10% da lotação para pessoas com deficiência, estudantes e professores da rede pública de ensino.

PLANO DE COMUNICAÇÃO:

– Assessoria de Imprensa com cobertura nacional;
– Campanha em prol do meio ambiente nas redes sociais;
– Impressão de 04 (quatro) baners – 120x90m;
– Pré – evento FBMI Experience;
– Produção de vídeo teaser com os participantes;
– Produção de e-flyer do evento;
– Produção de e-flyer dos participantes;
– Produção de banner digital;
– 50 cartazes tamanho A3;
– 100 camisetas. 

PÚBLICO ALVO:

Moradores de Montenegro, amantes da Música Brasileira, empreendedores, estudantes e profissionais da área musical, das faixas etárias, entre 14 e 80 anos das classes sociais A, B e C.

PRÉ – EVENTO:                       

Para aproximar os participantes com os profissionais da cena local, acontecerá na véspera do Festival o evento FBMI Experience, que é um bate papo sobre Empreendedorismo, com foco na experiência dos participantes, seguido de um sarau.

Participarão do pré-evento, que acontecerá na escola Espaço Musical Montenegro, representantes da cena local, o fotógrafo de shows, Vinicius Giffoni e o cantor, John Muller, Finalistas do PPM – Prêmio Profissionais da Música 2019.

Giffoni é carioca, fotógrafo de shows e produtor audiovisual no canal Music Box Brazil, coleciona trabalhos, com grandes nomes da MPB, como: Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Carlos Lyra, Sá e Guarabyra, Tony Tornado e Roupa Nova.

Atração confirmada no FBMI Experience, vai compartilhar sua experiência em projetos de Música e Imagem.

Natural de Blumenau, com dois álbuns gravados, John Muller é vencedor do Prêmio da Música Catarinense e do Prêmio Profissionais da Música, na categoria ‘Cantor de MPB’.

Participou de Festivais no Brasil e no Exterior e atuou ao lado de músicos refinados, como o violonista Guinga, o percussionista, Armando Marçal, o pianista, Cristóvão Bastos, o baixista, Jorge Helder e o baterista, Kiko Freitas.  

PARCEIROS:

FUNDARTE (Fundação de Artes de Montenegro), Venturini Comunicação, Vinicius Giffoni Musica e Imagem, Espaço Musical Montenegro e Remadores de Montenegro    

REALIZAÇÃO:  

Copacabana Sounds – Brazilian Creative Label / Associação Diversidade Brasil.

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados a Copacabana Sounds.

**************